best free website templates

Regras da Capelania Fatevap

Abaixo temos os termos e regras de como a instituição se comporta. Veja o plano de segmentação da Capelania na Fatevap.

Excelência em Capelania

A FATEVAP tem um curso para sua formação e especialização com padrões de disciplinas rigorosos. Assista o Vídeo e saiba mais sobre nossa capelania.

Plano de Carreira na Entidade

para cada formação e atividade você alcança sua graduação.


A instituição foi fundada com base em valores de transparência, profissionalismo, integridade, lealdade, apoio às ações sociais e unidade cristã.

  1. 1 - OBJETIVOS E VISÃO DA CAPELANIA FATEVAP - possui três objetivos principais, nos quais baseia todas suas ações e define seu plano de ação e metas de longo, médio e curto prazos. Estes objetivos são: UNIÃO - CAPACITAÇÃO - AÇÃOTry it now!
  2. UNIÃO - Buscar a unidade da Igreja através da integração de denominações, doutrinas, pastores e líderes cristãos em serviços e ações sociais, objetivando a proclamação do Evangelho do Reino de Cristo, conforme princípios bíblicos;
  3. CAPACITAÇÃO - qualificar voluntários para que possam estar preparados para atuar de forma efetiva e ordenada, desenvolvendo o ministério de capelania espiritual em suas diversas áreas, baseados nos princípios de amor, fé e compaixão, sempre utilizando a Bíblia como fundamento.
  4. AÇÃO- Facilitar o trabalho de capelania voluntária frente às instituições públicas e privadas, através de contatos com autoridades para execução de projetos de cunho social. A Visão da FATEVAP é levar a Palavra de Deus a todos, a fim de que todos conheçam a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador.
  5. “Deus, o nosso Senhor, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” I Timóteo 2: - Vamos enteder conforme a figura logo abaixo.
Mobirise

Entendemos desta forma, que esta é a missão principal da Igreja neste mundo, sendo total responsabilidade da Igreja a execução destes trabalhos sociais.  Antes de falar de Jesus Cristo, o Capelão precisa SER como Jesus Cristo. 

Estrutura Organizacional

veja nos tópicos abaixo como se comporta nossa instituição.

Para organizar seus trabalhos, a fatevap promove a criação de pontos de gerenciamento dos capelães, treinamentos, apoio espiritual e reuniões periódicas com o objetivo de realizar o planejamento das ações sociais em cada localidade. Estas estruturas são denominadas UNIDADES, sendo este um dos níveis de organização estrutural da CAPELANIA. Também com o objetivo de apoiar as ações e a organização da estrutura CAPELANIA, cada unidade possui um grupo voluntários que realiza tarefas específicas. Este grupo de voluntários constitui o nível ADMINISTRATIVO de organização.

NÍVEIS DE LOCALIZAÇÃO 

Os capelães são organizados por regiões e por suas regiões são escalonados conforme suas graduações e patentes de nível organizacional, optamos por uma formação de ordem militar.

Em nível de localização, a CAPELANIA  está organizada de acordo com a localidade das unidades em 4 níveis, sendo que cada nível superior possui responsabilidade com o desenvolvimento e apoio na gestão dos trabalhos realizados nos níveis abaixo. Abaixo demonstramos estes 4 níveis organizacionais de localização das unidades. Global, Nacional, Estadual e Regional.
Mobirise

NÍVEIS ADMINISTRATIVOS

Abaixo podemos ver como a FATEVAP se organiza de forma administrativa.

Para cada unidade CAPELANIA  é instituído uma estrutura administrativa para apoio às ações sociais e administração das atividades dos Capelães. Esta estrutura administrativa está dividida em 3 níveis, representando o serviço exercidos nas unidades. A Figura abaixo mostra a estrutura organizacional administrativa e seu nível.

Mobirise

Indumentária do Capelão

Os capelães da FATEVAP utilizam símbolos em sua indumentária, estes símbolos representam o posto do capelão e a unidade onde eles estão alocados. O fardamento é de uso restrito dos capelães da FATAVAP e devem ser utilizados com responsabilidade


A utilização dos símbolos de identificação da CAPELANIA deve ser exercida com responsabilidade, buscando sempre e unicamente a realização dos objetivos e visão da instituição. Jamais se deve utilizar a indumentária para benefício individual do Capelão. Devemos sempre ter em mente que a Capelania é um serviço da Igreja para a sociedade, não delegando ao Capelão qualquer posto de superioridade. No Reino de Deus, maior é o que serve. Este deve ser o coração de um Capelão: estar sempre pronto para o serviço, sem esperar reconhecimento algum, sabendo que nosso Pai celeste nos assiste em tudo que fazemos.

Identificação do Capelão

Veja como a FATEVAP identifica o capelão na sua unidade.

A identificação do nível do Capelão é composta por 3 parâmetros, identificados no uniforme e que servem para determinar o nível de conhecimento, a unidade de atuação o serviço prestado pelo voluntário. Assim, estas 3 informações compõe o Níveis do Capelão e incentivam o desenvolvimento dos conhecimentos nas áreas de capelania.

  1. GRADUAÇÃO - Conforme o conhecimento do capelão, a formação do capelão e suas formações técnicas e universitárias;
  2. UNIDADE - De acordo com a colocação e graduação do capelão este ocupa um posto em nossa unidade de capelania, atendendo ou delegando ações na capelania;
  3. SERVIÇO - Estando em uma unidade o capelão passa a desempenhar atividades administrativas, sabendo que o capelão se torna responsável por uma área da qual faz parte. Try it now!

NÍVEIS DE GRADUAÇÃO

Mobirise

Ao ingressar na CAPELANIA, cada Capelão inicia com a graduação de Aspirante, devendo evoluir para os demais níveis mediante a realização de cursos específicos na área de capelania em que atua. Abaixo mostra a escala de níveis de graduação.

Mobirise

Critérios para Graduação

SAo ingressar na CAPELANIA, após participarem do Curso Básico de Capelania, cada Capelão poderá solicitar o enquadramento adequado de sua graduação inicial, conforme os critérios apresentados na Tabela exposta a seguir..

Tabela de Graduações da Capelania

GRADUAÇÃO AGE
ASPIRANTECurso Básico de Capelania
2º TENENTECurso de Teologia Básico ou (Pastor Consagrado)
1º TENENTEBacharelado em Teologia.
CAPITÃOMestrado em Teologia
MAJORDoutor em Teologia
CORONELAnálise da Instituição conforme graduações e diplomações do capelão.
Showing entries (filtered from total entries)

Critérios para a Promoção do Capelão.

Após a graduação inicial, as promoções se darão por tempo de serviço, progressão através da educação contínua e horas de serviço voluntário. A Tabela a seguir demonstra os critérios 
necessários para que cada Capelão possa adquir conhecimento, alcançar as promoções, avançar em novos desafios e estar apto para auxiliar a CAPELANIA.

Tabela de Promoções em Capelania

DEPARACRITÉRIO
ASPIRANTEASPIRANTE90 dias como aspirante
ASPIRANTE2º TEN.Curso de capacitação em capelania
2º TEN.1º TEN.6 horas como voluntário e 6 meses como 2º TENENTE
1º TEN.CAPITÃO2 cursos de capacitação ou especialização na área teológica e capelania; 12 horas voluntárias como 2º TENENTE e 1 ano como 1º TENENTE.
CAPITÃOMAJOR4 cursos de qualificação ou especialização; e como Tenente 24 horas voluntárias como 1º TENENTE, 1 ano como CAPITÃO e 6 cursos de qualificação ou especialização; e 50 horas voluntárias como CAPITÃO.
MAJORTEN. CEL.2 anos como MAJOR, 8 cursos de qualificação ou especialização, 100 horas voluntárias como MAJOR.
TEN. CEL.CEL.2 anos como TEN. CEL. (Tenente Coronel), 2 anos e meio como Capelão da FATEVAP, 12 cursos como de qualificação ou especialização e 150 horas voluntárias como TEN. CEL. 
CEL.GENERAL8 cursos de capacitação ou especialização na área teológica e capelania; 1200 horas voluntárias, 12 cursos de qualificação e Pós-Doutorado em Teologia.
Showing entries (filtered from total entries)

Níveis de Localização

Para contemplar os cargos administrativos da estrutura organizacional, os capelães podem ser alocados em funções específicas dentro dos 4 níveis de localização da CAPELANIA. Ao aceitar algum cargo, o Capelão será identificado por barras amarelas nas mangas do uniforme de gala

Mobirise

NÍVEIS DE SERVIÇO

Este nível de identificação define o serviço administrativo prestado voluntariamente pelo Capelão conforme Figura 9 (Exemplo; Presidente, Secretário, Tesoureiro, etc.).

UNIFORMES

Os uniformes da instituição devem ser utilizados de acordo com cada situação, dentro do contexto de apresentação da CAPELANIA frente ao governo ou órgãos públicos, empresas, congregações cristãs, única e exclusivamente em ações de serviço voluntário à instituição de capelania. O Capelão jamais deve utilizar o uniforme para obter vantagem própria qualquer, lembrando sempre que não se trata de uma paramentação militar, apesar da aparência. Capelães que utilizem do uniforme para benefício próprio estão plausíveis de processo interno, podendo ser, até mesmo, expulsos da instituição e ter sua credencial retida.  A seguir, veremos a descrição de cada item de uniforme, descrevendo sua utilização e características. .

UNIFORME DE GALA

A utilização do uniforme de gala destina-se à apresentação da CAPELANI para órgãos públicos e empresas. Também pode ser utilizado em eventos oficiais da instituição. De preferência, não deve ser utilizado nas congregações para apresentação. Neste caso, o uso do brasão, em formato de um PIN de lapela, é suficiente para identificação sem que haja destaque à pessoa do Capelão. Este uniforme jamais deve ser utilizado em visitas a presídios, dada a aparência com a paramentação policial.
O uniforme de gala é composto por uma túnica estilo militar, de cor preta, com quatro bolsos e quatro botões dourados. No lado esquerdo, o distintivo é fixado no peito, acima do bolso. Acima do distintivo podem ser fixadas as honrarias. No braço esquerdo são fixadas a etiqueta “CAPELÃO” e a bandeira do país da unidade do Capelão.
 
Ao lado direito, no peito, é fixada a identificação do nome do Capelão e a etiqueta de serviço, caso exerça alguma função administrativa na unidade. O braço direito possui o escudo da instituição. As mangas possuem listras douradas que identificam o nível de localização da unidade que o Capelão participa. Nos ombros, as divisas, de acordo com o nível do Capelão

Uniforme de Gala Feminino

Uniforme de Gala Mulheres podem usar saia preta na altura do joelho. O uniforme de gala deve ser usado com camisa branca, gravata preta, calça preta e sapatos pretos. Mulheres podem optar pelo uso de saia preta com comprimento até o joelho. A cruz dourada na gola da camisa é opcional.
 

UNIFORME SOCIAL

O uniforme social da CAPELANIA pode ser utilizado em eventos públicos e ações social. Normalmente é usado em países mais quentes ou durante o verão. Pode ser muito bem empregado durante a apresentação da CAPELANIA nas congregações. Não deve ser utilizado em ações da Capelania Prisional, devido à aparência com policiais.  Caracteriza-se pelo uso da camisa branca de estilo militar, com manga comprida ou manga curta contendo 2 bolsos e abotoadura branca. Assim como a túnica, deve ter o distintivo ou brasão no peito esquerdo. Acima do distintivo ou brasão, pode apresentar as medalhas de mérito ou reconhecimento por serviços prestados. No braço esquerdo, deve ter a etiqueta de CAPELÃO e a bandeira do país da unidade nacional do Capelão. No peito direito, a camisa deve ter o nome do Capelão. Acima do nome, pode apresentar a identificação da unidade. No braço direito, o escudo CAPELANIA . As divisas de identificação são colocadas nos ombros de acordo com a patente do capelão. A cruz dourada na gola da camisa é de uso opcional. 
 
A camisa com manga comprida sempre deverá ser acompanhada do uso da gravata preta. A versão da camisa com manga curta poderá ser usada sem a gravata, sendo que os demais adereços do uniforme devem ser obrigatoriamente respeitados. .

RECONHECIMENTO DA CAPELANIA

Como parte de seus objetivos, a CAPELANIA está sempre a busca de novos desafios e capacitação de seu quadro de voluntários. Neste sentido, busca qualificar-se frente a órgãos públicos e privados para reconhecimento de suas ações na sociedade.

A CAPELANIA é uma instituição reconhecida pelo para cadastramento e qualificação de serviço voluntário, podendo indicar seus associados efetivos nos Estados , para serem homenageados pelo presidente geral. Através de qualquer ação social voluntária promovida pela CAPELANIA, o capelão terá seu envolvimento monitorado.

À medida que acumular horas em serviços voluntários, estará elegível a indicação pela instituição credenciada. à CAPELANIA. 
A CAPELANIA ainda oferece outros reconhecimentos tais como placas, medalha e certificados para pessoas públicas e também ao seu quadro de capelães voluntários que se destacam por suas atividades e ajuda humanitária..

Mobirise

Dr. Pr. Cel da Capelania Fatevap!

Temos o imenso prazer de apresentar em nossa instituição o Dr. Pr. Cel. Capelania Fatevap Francisco Muniz, o mesmo serve na Marinha do Brasil e faz parte de nossa instituição com louvor. Possui em suas atribuições formação Acadêmica  e Ministra Cursos, como também serve ao nosso Senhor Jesus como Pastor. 

Para saber mais sobre o nobre Capelão acesse aqui

Pastor e Capelão Machel Filomeno Campos!. É pastor na cidade de Quelimane - República de Moçambique - África - A FATEVAP, mantém suas bases de missões e evangelização através do amado pastor Machel, levando material de estudo aos nossos irmãos africanos. Contribua com nossa missão na África, fazendo seu depósito missionário diretamente com o Pastor Machel Filomeno Campos, nosso Presidente Continental na África.
Para saber mais sobre o nobre capelão Acesse aqui

Mobirise
Mobirise

Coronel da Fatevap em Teologia e Capelania! Faça como o Dr. Pr. Cel Capelão Paulo, representate da Fatevap em Jataí em Goiás. Todos os cursos da Fatevap são destinados para atuação em ações eclesiásticas, temos o compromisso com o reino de Deus. Mais que uma farda, amor ao próximo. acesse link : clique aqui

Capitão de Teologia e Capelania Fatevap! A Capelã Leticia é uma das capelãs desta grande obra de Deus. Desenvolvendo ações nos hospitais e asilos, tem levado conforto em ações humanitárias em diversas entidades civis e militares, temos orgulho de ter a capitão Leticia em nossas divisas. clique aqui

Mobirise
Mobirise

Coronel da Capelania Fatevap Marcos Flavio Pastre! Capelão Emérito em nossa instituição, tem contribuído para com a nossa instituição, é honrado na Região de Ribeirão Preto - SP tem em suas divisas honrarias e estas por sua vez bem aplicadas em prol da nossa comunidade eclesiástica. A Fatevap tem o prestígio e a honra de ter o amado Pastor em nosso quadro de divisas, como também a aliança que temos com o amado capelão em nossa instituição com honrarias. Dr. Pr. Helder Ricarsdo Silva Clique aqui

Capitão Mauro Luiz Pereira! Pastor Dirigente da Assembleia de Deus Ministério Visão de Águia com Matriz no Rio de Janeiro, contribui de forma excelente com a formação de obreiros na cidade de Juiz de Fora MG com a formação de novos obreiros com Excelência, nos honra muito ter em nossa instituição o amado Pastor. Clique aqui

Mobirise

Apostilas de Capelania e Teologia

Inscrição nos Cursos

Faça uma semana de aula teste no curso de bacharelado em teologia e tenha acesso a nossa plataforma. Preencha o formulário abaixo, em breve nossa secretaria estará cadastrando você em nossa sala de aula.

Mobirise
Escritório ADM

Rua Spezia, 67, Santa Paula
Jacareí - SP 

Contatos

Email: secretaria@fatevap.com.br                     
Tel.: +55 (12) 97410 2267 

Links

Aula Demonstrativa
Produtos de Capelania
Diplomação em Teologia